Reflexões por Sandra Fontoura

Reflexões por Sandra Fontoura
Reflexões por Sandra Fontoura

Autoria: Sandra Fontoura 
A LAGARTA E AS FASES DA TRANSFORMAÇÃO. Havia um lugar onde tudo era encantamento, a floresta da transformação era um lugar mágico cheio de riquezas naturais. O sol a resplandecer a cada amanhecer, a noite estrelada como um presente dos céus. Mas somente para aqueles animais que sabiam apreciar o lugar. No canto de uma grande árvore frondosa vivia a lagarta Roberta, que não conseguia perceber tudo isso e vivia resmungando pelos galhos da árvore. 
O que ocorria é  que todas às manhãs a lagarta via sua face no reflexo da folha, como um reflexo no espelho, e se achava muito, mais muito feia! 
Mal humorada não dava um sorriso se quer, e como quem olha somente para um único ponto preto, lembrava de sua imagem a refletir na folha o tempo todo, e sempre o mesmo pensamento a lhe perturbar. Não apreciava as riquezas da floresta em nenhum momento, não via as bênçãos do lar em q nascerá. E, nem se quer, conseguia encerrar o dia com sentimentos e ações que  representasse gratidão, só pensava na beleza que lhe faltava.
 Em mais uma 🌙 noite 🌟 estrelada adormeceu a lagarta, sem nem se quer observar a beleza do céu, o vento das folhas e o alimento em sua frente. 
 Mas, não seria a mesma noite como tantas outras, eis que surgiu em sua frente uma linda fada de asas grandes e coloridas, de um corpo escultural e antenas brilhantes. 
A fada borboletando lhe disse baixinho:
 -Roberta lagarta,  você está procurando a beleza no lugar errado, e ainda precisa aprender para realmente se encontrar. Irá descobrir a beleza quando se transformar por dentro. Já ouviste falar em sentimentos?
A lagarta  acordou assustada em um instante. Foi quando ouviu o barulho do sapo Grung a lhe chamar muito alto, e muito mal 😒 humorada foi logo falando:
- Isso não tem cabimento, você  me acordando deste jeito!
O sapo então lhe respondeu, confirmando o ocorrido:
- Eu também ouvi o sussurro da luz brilhante, e o que a fada colorida lhe disse.Não foi um sonho lagarta! E aproveito para lhe dizer neste mesmo instante, que realmente você vive sempre chorosa pelos cantos e reclamando. Nunca vi o seu sorriso estonteante, a sua alegria em olhar e apreciar o bom da vida.Até me pergunto, se você somente vê espinhos? 
A lagarta então engoliu os desaforos q havia ouvido, pela primeira vez não teve vontade de retrucar e retribuir aos desaforos do sapo, e no seu canto voltou a dormir sem conseguir inicialmente.Mas de uma forma diferente das outras vezes, eis que o reflexo da folha havia sumido da sua mente, e pensou agora suavemente, que realmente não havia aproveitado nada e assim adormeceu. 
Quando a lagarta acordou pensou que tudo seria diferente naquele dia, que passaria pela folha e ñ olharia novamente a ignoraria, queria era apreciar o 🌞 e o céu azul. Percebeu estão que não se mexia, que estava envolvida em um casulo e pensou que tudo havia acabado, que não haveria mais tempo. 
Chorou a lagarta! De lá não conseguia sair. Seria o fim? 
Ficou com medo imaginando o que seria dali para frente. E se fosse possível, com certeza faria tudo diferente. 
E pela primeira vez em total recolhimento, a lagarta passou a olhar pra dentro de si, e não importava como o mundo era, nem mais a aparência refletida na folha. Pensou em como perdeu tanto tempo, que não se deu conta que o que tanto lhe faltava, era o que morava do lado de dento.
Enquanto isso o sapo Grung do lado fora, via um reflexo diferente e confessou que era admirável!
Disse depois, em conversa aos outros sapos, que encantava de tanta beleza.
Era o pensamento da lagarta preparando-se para nova vida!
O dia amanheceu na floresta radiante 🙌,  e o sapo ainda abria os 😚 olhos.
Foi quando o mesmo olhou para o alto da mesma árvore frondosa, e viu um novo ser a lhe acenar e gritava sorrindo: 😃. -Eu aprendi Grung e me transformei! Eis que sou uma borboleta. 🦋 🦋